sexta-feira, 7 de abril de 2017

Histórias em Quadrinhos sobre O Cotidiano

Normalmente quando vemos uma história em quadrinho, pensamos logo nos super-heróis voando e soltando seus poderes para salvar o mundo. Ou personificamos os robôs gigantes que se unem para nos guardar diante ameaças alienígenas. E pra falar a verdade essas histórias que podem ser chamadas de HQ's que é a sigla para História em Quadrinhos, fazem parte do imaginário de toda criança. Pelo menos da maioria. Seja com a Turma da Mônica, ou qualquer outro personagem mutante ou algum samurai ou mágico poderoso com os famosos também muito consumidos por nós, os Mangás. Que é a denominação para os quadrinhos que conhecemos, mas ao contrário do que conhecemos eles tem uma leitura diferenciada e começam pelo que seria nosso final. Mas enfim, isso é assunto para outra postagem, vamos nos atentar ao inicio do texto.
Os quadrinhos como conhecemos podem ser encontrados para alguns historiadores naquelas pinturas rupestres. Isso mesmo, aquelas nas quais os homens das cavernas representavam com gordura animal e sangue e outros elementos naturais seus desejos e seu cotidiano. Podemos encontrar nessas pinturas e com elas também entender como viviam aqueles homens e mulheres da época. E hoje não muda muita coisa. Ainda continuamos a desenhar nossas histórias personificando nossos desejos. Nossas vontades. Quem nunca desenhou ou ao menos pensou que seria um herói ou possuía algum poder para ajudar alguém ou até voar por ai sem rumo.


E é com essa premissa que o texto nos remete para as questões de que não somente de poderes e raios cósmicos vivem os personagens.

Eu sou um fã assíduo de desenhos japoneses (chamados de Animes), e como tal eu gosto de vários gêneros. Um dos dois preferidos são aqueles que contam a história do Japão através dos Samurais, os soldados Japoneses que seguiam um código de honra e também pelos desenhos classificados de Slice of Life que em português significa literalmente fatia de vida e é uma frase que descreve o uso do realismo mundano para representar experiências cotidianas em arte e entretenimento. Nesse caso são aqueles animes onde o personagem vive sua vida, seus momentos, angústias e desejos como uma pessoa comum. Sem poderes. Apenas os melodramas básicos de um adolescente normal. Outro traço comum no gênero é a sua ênfase na sazonalidade ou nos procedimentos.
Retomando, são esses dois gêneros por assim dizer que mais me agrada e por mais me agradar é que eu resolvi escrever esse texto falando um pouco da relação que existem entre os Quadrinhos (sejam eles de qualquer nacionalidade) e o Cotidiano. 
Para mais textos e mais curiosidades, além mar, eu venho com mais palavras futuramente, ainda essa semana.
Meus beijos.
ps. Todo texto é uma obra inacabada, então se você ler algo aqui e não entender, não se preocupe, vamos construir esse conhecimento juntos. 
Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário